03 Mai Yoga para se sentir mais energizado!
Sentindo-se cansado o tempo todo? Precisa de algo para te levantar? O Yoga pode te ajudar.
Em nosso organismo, temos duas forças principais, a ativa e a passiva – o Yang e o Yin, o masculino e o feminino. Se utilizamos muita energia ativa – nos ocupando o dia inteiro, multi-tarefando, estressados e correndo para todos os lados, é claro que nos sentiremos esgotados muito rapidamente.
Então, uma maneira de lidar com isso é cultivando a força oposta: o repouso, a regeneração, respirações longas e profundas, alongamentos e posturas abertas para aliviar tensão.
Estas são 3 ferramentas do Yoga que você pode começar a praticar agora mesmo para cultivar sua energia:
1.Posturas de Yoga (Asanas)
Vrksasana (Pose da Árvore)
Quando nos equilibramos no pé esquerdo, ativamos nosso sistema nervoso, quando nos equilibramos no direito, cultivamos uma melhor digestão.
Asanas de equilíbrio são ótimos para cultivar concentração e enraizamento, qualidades essenciais para conseguir gerenciar sua energia. Estes Asanas são muito eficientes, pois você simplesmente não pode fazê-los enquanto sua mente está caótica, pensativa e viajando para todos os lugares – você cai em um instante!
Ustrasana (com/sem progressões)
Asanas de extensão são muito bons para expandir e relaxar a parte frontal do corpo. Abrindo espaço para os pulmões respirarem completamente e liberarem nossas posturas tensas diárias.
Tome seu tempo nesta pose, fique por pelo menos 10 respirações e não tenha pressa.
2. Exercícios de respiração
Se você prender sua respiração por tempo suficiente, você morre. Respirar então é vida e tomar o controle de sua respiração é uma chave para limpar e energizar seu corpo e mente.
A respiração do Sol (Surya Bedhana) aumenta o calor, revigora os nervos, aumenta os mecanismos de defesa no corpo e é indicado para pessoas com pressão arterial baixa e dores de cabeça.
Este vídeo mostra como isso é feito:
Passos simples:
- Com a mão direita, use o polegar para fechar a narina direita e o dedo anelar para fechar a esquerda.
- Feche a narina esquerda e inspire lentamente pela direita
- Feche a narina direita e expire lentamente pela esquerda.
- Repita por 10 vezes e com o tempo progrida até 125 respirações.
*Não é indicado para pessoas com pressão alta.
3. Mudras (gestos de mãos)
Eu sei, eu sei … Como pode um gesto com as mãos me ajudar a me sentir mais energizado?
Acontece que certos gestos podem involuntariamente (sem nosso esforço consciente) controlar certas áreas de nossa fisiologia e respiração. Simplesmente ao tocar pontos específicos em nossas mãos e dedos, podemos ativar certas áreas em nossos cérebros, bem como as forças “ativas e passivas” em nosso sistema nervoso.
Por exemplo, o famoso gesto no Yoga das pontas do polegar e indicador unidas, ajudam a trazer uma respiração mais profunda para o diafragma sem precisarmos fazer nada (faça o teste 😉 )
Mudra Mukula
Este Mudra ajuda a aumentar a força vital no corpo, pode ser usado tanto para direcionar energia para uma parte específica do corpo que está tensa / doida / cansada ou apenas segurando-o com ambas as mãos descansadas em qualquer lugar confortável.
Segure por pelo menos 5 minutos e pratique por várias vezes durante o dia.
Experimente cada uma destas ferramentas em conjunto para um resultado melhor. Comece com os Asanas, e depois faça as respirações e o Mudra.
Comente abaixo seus resultados! Ficaremos felizes em ler o que quiseres compartilhar.
Experimenta e vê por ti mesmo! Se tiveres alguma dificuldade, faz uma aula connosco e aprende directamente com a nossa instrutora!
No Comments